Mais novidades devem chegar às motos BMW em breve. Isso porque a empresa solicitou a patente de uma nova transmissão especial, substituindo a tradicional corrente pela correia dentada. Veja o que já se sabe sobre o sistema que deve ser chamado de ‘Belt 2.0‘.
Nós da M3 Moto estamos a frente e com trabalho sério, com estudo e dedicação sabemos que a correia é a melhor opção para sua moto, em relação a Custo Beneficio (uma correia roda até 100 mil km) Higiene, Manutenção e Conforto.
A marca alemã solicitou uma patente para um novo tipo de ‘acionamento por correia’, se referindo ao sistema final de transmissão. O registro ocorreu ainda em 2022, mas a publicação é recente – de julho de 2023. E, em resumo, trata-se da adoção de correias dentadas com polias tensoras, acionadas por molas.
A primeira BMW a receber uma transmissão final por correia dentada foi a F 650 CS, de 2001 (aqui na M3 moto isso já aconteceu com vários modelos, a muito tempo! rs). Depois disso, as F 800 S, F 800 ST e F 800 GT também ganharam a novidade. Já na história recente somente as scooters elétricas CE 04 e CE 02 surgiram com o sistema na roda traseira.
Para quem não lembra, de forma geral, as correntes são mais flexíveis do que as correias rígidas. É por isso que esse tipo de sistema foi raramente aplicado em grande escala em modelos off-road, um nicho grande da BMW. Além disso, a sujeira ou mesmo pequenas pedras presas na correia podem danificar as engrenagens.
Qual seria a vantagem então de ainda se apostar no “Belt 2.0” (correia)? Bem, a correia pode ser uma opção silenciosa para futuros modelos, mesmo os com motores a combustão! Mais do que isso, a ideia pode ajudar a motos ficarem dentro da margem de decibéis permitidos – dentro das leis cada vez mais rígidas de emissões de ruído. Ainda, as correias exigem menos manutenção.
Considerações e Conclusões:
Sustentabilidade e Durabilidade:
As correias são mais sustentáveis, uma vez que seu descarte resiste muito mais tempo do que uma simples corrente, outros pontos sustentáveis são: menos graxa, menos óleo e menos metal.
Barulho:
Como a atual legislação preve de maneira rigorosa, os barulho é algo a se considerar
Democratização:
As correias vindas de fábrica possuem um custo elevado para as fábricas, logo, o custo é repassado ao consumidor final. Nós da M3 temos como princípio democratizar o uso dos melhores e mais potentes equipamentos para todas as motos, com engenharia e estudo, temos como objetivo aplicar modernidade e democratizar o uso da tecnologia e conforto.